“Você é muçulmana, você fez isso”: a representação do outro no discurso estereotipado
Resumo
O objetivo deste artigo é retomar o tema estereótipos do ponto de vista da educação, baseado em alguns conceitos formulados pelo estudioso russo Mikhail Bakhtin, dentre eles o de dialogismo e a relação entre o eu e o outro na contínua construção e reconstrução da identidade. Para compreendermos um pouco essas formações imaginárias e a efetiva aplicação dos conceitos bakhtinianos supracitados, tomaremos como objeto de análise a introdução de um artigo de Wingfield e Karaman (1995) denominado Arabic Stereotypes and American Educators. Esse texto nos permite analisar como os estereótipos são criados, repassados e como se insere o dialogismo e a relação entre o eu e o outro para a construção da identidade.
Palavras-chave
Estereótipos; dialogismo; o eu e o outro.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15423
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.