Multiletramentos: iniciação à análise de imagens

Roseli Gonçalves do Nascimento, Fábio Alexandre Silva Bezerra, Viviane Maria Heberle

Resumo


Este artigo objetiva discutir a necessidade de 1) se incluir questões de multiletramentos nos programas escolares e de 2) difundir ferramentas – categorias e terminologia da Gramática Visual (Kress; van Leeuwen, 2006) em língua portuguesa – para se abordar textos multimodais em perspectivas multidisciplinares. Tal proposta encontra relevância social e acadêmica no fato de que inúmeras publicações recentes (Almeida, 2008; Bezerra; Nascimento; Heberle, 2010; Motta-Roth; Nascimento, 2009; Vieira et al., 2007; entre outras) têm destacado a importância de se considerar o modo como outros recursos semióticos, além da linguagem verbal, se inter-relacionam em textos, visto que a realidade vivenciada por nossos alunos e por nós na sociedade contemporânea exige ações imediatas no sentido de se viabilizar ações pedagógicas que estimulem o desenvolvimento da ‘competência comunicativa multimodal’ (Royce, 2007; Heberle, 2010).

Palavras-chave


Gramática Visual; multiletramentos; recursos semióticos; competência comunicativa multimodal

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15403

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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