Manifestações de compreensão responsiva em avaliação de leitura

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Renilson José Menegassi

Resumo


Fundamentado na perspectiva de Bakhtin e seu Círculo, o presente artigo, de cunho teórico-reflexivo, discute aspectos constitutivos da compreensão responsiva leitora, bem como apresenta e comenta as formas de compreensão, constatadas em respostas a perguntas de avaliação de leitura, de alunos de 5ª série do Ensino Fundamental. Ao reunir os aspectos teóricos discutidos com as análises feitas nas respostas dos alunos foram percebidas quatro diferentes formas de expressão de compreensão: reprodutivas, em processo de construção autônoma, não-expansivas e criativas, as quais permitem entender como os alunos se manifestam no discurso escrito quando lhes são apresentadas perguntas que exigem respostas em forma de contrapalavra.

Palavras-chave


Compreensão responsiva; leitura; avaliação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15388

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons