Análise Crítica de Gênero: organização retórica de notícias de popularização científica na revista Ciência Hoje On-line

Cristina dos Santos Lovato

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar e interpretar a organização retórica de notícias de popularização científica, publicadas na revista Ciência Hoje On-line, oferecendo uma descrição dessa organização e uma interpretação por meio de um levantamento de aspectos relacionados aos contextos de distribuição e de produção das notícias. Os resultados indicam uma organização retórica em cinco movimentos, com dois elementos recursivos ao longo do texto. A presença exclusiva da voz do pesquisador responsável pela pesquisa mostra que, nas notícias analisadas, prevalece a visão dominante da ciência (Hilgartner, 1990). Essa prevalência confere caráter monológico às notícias (Motta-Roth, Lovato, 2009), visto que somente o pesquisador avalia o estudo científico noticiado. Desse modo, mantém-se o poder hegemônico da ciência no discurso de popularização.

Palavras-chave


Análise crítica de gênero; notícias de popularização científica; Ciência Hoje On-Line.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15387

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons