Complexidade e qualidade na educação linguística

Roberval Araújo de Oliveira

Resumo


Pautando-se na teoria da complexidade, na abordagem ecológica e no conceito de comunidade de prática, este artigo discute o que configura qualidade no âmbito da educação linguística. Tomo como base uma narrativa de aprendizagem e formação de um professor de ILE para examinar como os conceitos da complexidade, da ecologia do desenvolvimento humano e dos sistemas sociais de aprendizagem podem circunscrever uma melhor compreensão do que poderíamos definir como a qualidade a ser almejada na educação linguística. Concluo com considerações acerca dos desafios e contribuições que a incorporação da noção de qualidade aqui esboçada pode trazer para as disciplinas da linguagem e para a educação linguística.

Palavras-chave


Complexidade; abordagem ecológica; qualidade; narrativa; educação linguística

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15385

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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