Complexidade e qualidade na educação linguística
Resumo
Pautando-se na teoria da complexidade, na abordagem ecológica e no conceito de comunidade de prática, este artigo discute o que configura qualidade no âmbito da educação linguística. Tomo como base uma narrativa de aprendizagem e formação de um professor de ILE para examinar como os conceitos da complexidade, da ecologia do desenvolvimento humano e dos sistemas sociais de aprendizagem podem circunscrever uma melhor compreensão do que poderíamos definir como a qualidade a ser almejada na educação linguística. Concluo com considerações acerca dos desafios e contribuições que a incorporação da noção de qualidade aqui esboçada pode trazer para as disciplinas da linguagem e para a educação linguística.
Palavras-chave
Complexidade; abordagem ecológica; qualidade; narrativa; educação linguística
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15385
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.