Reescrita textual: um estudo das operações linguísticas em textos de professores em formação
Resumo
Neste artigo apresentamos um estudo comparativo das operações linguísticas realizadas na primeira versão e na reescrita de relatórios de estágio de alunos do último ano do Curso de Letras, habilitação Português/Literatura de uma universidade federal. Ancorados nos pressupostos de Vázques (1977) sobre a filosofia da práxis e na literatura que trata do processo de escrita e de reescrita textual, realizamos a análise contrastiva tanto em relatórios de estágio que atingiram os objetivos propostos quanto naqueles que não atingiram. Os resultados evidenciam a existência de conflitos entre embasamento teórico e capacidade de reflexão sobre a prática de sala de aula à luz das teorias estudadas. Evidenciam também a importância do aluno-autor se colocar na posição de leitor de si mesmo e do professor orientador na posição de leitor interessado em investigar como os alunos constroem sua escrita e suas reflexões teórico-práticas.
Palavras-chave
Reescrita textual; operações linguísticas; prática reflexiva; relatórios de estágio; formação de professores
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15384
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.