Brincar no hospital: uma produção criativa na formação de alunos-educadores
Resumo
Este trabalho discute a atividade criativa em contextos de formação de alunos-educadores para atuarem em situações diversas. O estudo se fundamenta na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Leontiev, 1977; Vygotsky, 1930, 1934), que compreende que na e pela atividade o homem realiza o movimento transformador de si e da natureza humana. Para o estudo, é analisado um excerto destacado do corpus de pesquisa de doutoramento de Vendramini-Zanella (em andamento). O artigo assume, como metodologia, a pesquisa crítica de colaboração (Magalhães, 2009), e discute o projeto de extensão Tempo de Aprender, da UNISO, vinculado ao Projeto Aprender Brincando, da PUC-SP. O evento analisado acontece no corredor de um hospital infantil como a proposta de possibilitar que, brincando, as crianças transcendam suas possibilidades imediatas. A análise focaliza aspectos enunciativo-discursivo-linguísticos da performance desenvolvida pelas crianças, permitindo constatar que o aluno-educador e as crianças produziram criativamente, mesmo com todas as limitações que o contexto apresentava.
Palavras-chave
Atividade criativa; Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural; formação de educadores; brincar
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15383
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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