O impacto do planejamento individual e em pares no desempenho oral de aprendizes de nível avançado de inglês como língua estrangeira
Resumo
Tendo em mente que a pesquisa sobre o planejamento em uma abordagem baseada em tarefas tornou-se um nicho de pesquisa que se sustenta, o presente estudo comparou o desempenho oral em língua estrangeira de 16 aprendizes cursando a 7º fase de um curso de Letras-Inglês em uma tarefa monológica na condição de planejamento individual ou em pares. O desempenho dos aprendizes foi analisado em termos de fluência, acurácia e complexidade, porém não houve diferenças estatísticas significativas entre os grupos. Além disso, questionários pós-tarefa foram administrados para verificar as impressões dos aprendizes acerca dos processos em que eles embarcaram ao planejar e sua opinião sobre as condições nas quais eles planejaram. Em termos gerais, os participantes reportaram que embarcaram em processos de organização e formulação da mensagem e perceberam as condições de planejamento, sejam elas individual ou colaborativa, como benéficas.
Palavras-chave
Planejamento; abordagem baseada em tarefas; trabalho colaborativo
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15381
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.