Valorização do professor? Uma leitura resistente de um texto unidirecional
Resumo
Este artigo oferece uma leitura resistente de um texto unidirecional do Ministério da Educação, que foi televisionado em 2009 e ainda está disponível na internet sob o termo de busca “campanha de valorização do professor”. Com suporte da Análise Crítica do Discurso e dos conceitos da Linguística Cognitiva denominados realidade e interação fictivas, identificam-se recursos discursivos na composição persuasiva do texto. Analisa-se o posicionamento que o texto faz de seu público e argumenta-se que este é um exercício implícito de poder político e social que limita e cria possibilidades existenciais e identitárias da sociedade. Enquanto leitura resistente, a contribuição deste artigo se dirige à área de estudos do Letramento Crítico, que, entre seus objetivos, vislumbra a construção de uma sociedade crítica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15377
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.