Valorização do professor? Uma leitura resistente de um texto unidirecional

Simone Reis

Resumo


Este artigo oferece uma leitura resistente de um texto unidirecional do Ministério da Educação, que foi televisionado em 2009 e ainda está disponível na internet sob o termo de busca “campanha de valorização do professor”. Com suporte da Análise Crítica do Discurso e dos conceitos da Linguística Cognitiva denominados realidade e interação fictivas, identificam-se recursos discursivos na composição persuasiva do texto. Analisa-se o posicionamento que o texto faz de seu público e argumenta-se que este é um exercício implícito de poder político e social que limita e cria possibilidades existenciais e identitárias da sociedade. Enquanto leitura resistente, a contribuição deste artigo se dirige à área de estudos do Letramento Crítico, que, entre seus objetivos, vislumbra a construção de uma sociedade crítica.


Palavras-chave


Leitura resistente; leitura crítica; letramento crítico; ACD; realidades conceituais; realidade fictiva

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15377

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons