Em busca da justiça social:implementando a pedagogia crítica na aula de língua inglesa

Olga Chaves Carballo, Ana Solano Campos, Nuria Villalobos Ulate

Resumo


Este artigo narra a experiência de três professoras e mentoras, Chaves, Solano e Villalobos, ao colocarem em prática a pedagogia crítica na aula da língua inglesa no ambiente universitário. Ele descreve o projeto Think, Share, Act (TSA) que objetiva criar consciência social nos estudantes ao envolver-se em projetos sociais de seu interesse. O TSA foi criado na Escola de Línguas da Universidade Nacional, Costa Rica, durante o primeiro semestre do ano 2009. Baseado na Pedagogia de Paulo Freire e nos princípios da Educação Holística, este trabalho ilustra como os aprendizes foram motivados e guiados para fazer pesquisa e trabalho de campo com o propósito de tomar ação na sociedade. Também explica como uma metodologia inovadora foi gerada para lograr a transformação dos estudantes em reformadores sociais. A esee respeito, esta pesquisa apresenta que os aprendizes definitivamente podem desenvolver as habilidades da língua enquanto tornam-se cidadãos críticos.


Palavras-chave


Pedagogia crítica; ensino de inglês; justiça social

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15374

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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