Aula: um acontecimento construído por múltiplas ações de linguagem
Resumo
Este trabalho tem como tema as interações em sala de aula. O estudo é feito com base em discursos produzidos por professores e alunos de dois níveis de escolarização: Fundamental e Universitário. O objetivo central é refletir sobre as múltiplas ações de linguagem a que professores e alunos recorrem na construção do processo de ensino-aprendizagem. Com base numa concepção dialógica de sujeito e de linguagem (Bakhtin, 1929, 1979), demonstro que, em qualquer nível de escolarização, a aula define-se muito mais pela pluralidade de posicionamentos do que pela unicidade. O modo como professores e alunos interpretam (o que inclui a aceitação ou a refutação) suas posições institucionais, os conteúdos de ensino, as ações linguageiras dos interlocutores faz com que a aula seja um espaço de emergência de gestos e ações próprias de cada sujeito. Pequenos acontecimentos a constituem e a transformam em um evento com garantias sobre como começar, mas não acerca de como terminar. Esse dinamismo faz da aula um sistema aberto e complexo.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15372
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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