A(s) identidade(s) do professor de língua portuguesa em conflito: entre o discurso de futuros professores e os documentos oficiais
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as representações em um grupo de futuros professores em termos de posições sobre ensino e aprendizagem da língua portuguesa em comparação com um documento oficial, neste caso, as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Com base nos conceitos da Análise do Discurso, propomos confrontar os depoimentos pessoais escritos com o documento a fim de identificar, a partir da materialidade linguística, como os elementos envolvidos na constituição de um imaginário da língua portuguesa e seu ensino estão em conexão com as bases do documento oficial. Com o foco nas imagens sobre a língua portuguesa e as práticas de ensino-aprendizagem, consideramos que o sujeito e os sentidos são social e historicamente constituídos em processos discursivos. Nos gestos de comparação entre as Diretrizes e o discurso dos futuros professores, assinalamos uma identidade do vazio que se constitui pela falta do conhecimento na língua materna e a projeção de uma almejada completude na língua a partir de muito esforço e dedicação.
Palavras-chave
Identidade do futuro professor; Análise do Discurso; Diretrizes Curriculares do Paraná; língua portuguesa
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15370
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.