Popularização da ciência e gêneros discursivos: uma possibilidade de ensino em Língua Portuguesa
Resumo
Nas últimas décadas, embora se observe uma expansão do número de ações relacionadas à popularização da ciência no Brasil, ampla parcela da população ainda está sem acesso à educação científica (Moreira, 2006). Os avanços científicos são conhecidos em círculos restritos e estão distantes da vida diária dos indivíduos (Oliveira, 2005). Diante dessa realidade, tem-se por objetivo apresentar um programa para fomentar o letramento científico em uma escola técnica. Nesse trabalho, popularização da ciência é entendida como um processo de transposição das ideias contidas em textos científicos para os meios de comunicação populares (Muller, 2002), visando conectar a população não especialista com o discurso da ciência. A linguagem é trabalhada sob a ótica dos estudos de gêneros discursivos e o ensino sob a perspectiva de “A RODA”(Cope; Kalantzis, 1993). Entende-se que, mediante o ensino explícito da linguagem e de um ciclo de atividades didáticas, o aluno poderá desconstruir e produzir subsequentemente textos.
Palavras-chave
Popularização da ciência; gênero discursivo; perspectiva “A RODA”
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15367
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.