Relações entre pesquisa universitária e sociedade: leitura, produção e professor pesquisador
Resumo
O presente trabalho parte de uma reflexão sobre as relações entre pesquisa universitária e sociedade para, com o auxílio de dados de pesquisa em sala de aula, considerar a possibilidade de propor um trabalho com a formação do professor, enquanto leitor e produtor ativo (Bakhtine/Volochinov, 1977 e Bakhtin, 2003) dos conhecimentos específicos veiculados nas situações de ensino e de aprendizagem de língua materna, bem como dos conhecimentos mais amplos relativos a seu papel no contexto social. Para tanto, verifica-se a necessidade de pesquisas que impliquem um trabalho coletivo no qual a articulação entre mundo acadêmico e as práticas sociais é indispensável (Bourdieu, 2004).
Palavras-chave
pesquisa-ação; formação do professor; leitura e produção
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15359
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.