Análise de discurso multimodal: o uso de topologias em infográfico digital do New York Times

Francis Arthuso Paiva

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar em que medida o produtor de um premiado infográfico digital do The New York Times errou na articulação das topologias a outros modos no discurso multimodal que pretendeu construir. Confrontamos a metodologia apresentada por Rojo (2013) com a proposta de análise do discurso multimodal a partir dos quatro estratos propostos discurso, design, produção e distribuição de Kress e van Leeuwen (2001), que foi nossa opção metodológica. A análise apontou para falhas no estrato da produção no momento de articular as topologias com a linha do tempo, modos selecionados no estrato do design. Essa falha foi influenciada por outros estratos, sobretudo, o do discurso de orientação ao conhecimento que esse infográfico realizava em um letramento multimidiático.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v17i3.15318

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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