Escrita digital colaborativa a partir da tecnologia wiki
Resumo
Este artigo objetiva discutir aspectos relacionados à produção hipertextual colaborativa, utilizando a tecnologia wiki. Esta pesquisa busca investigar como os participantes, um grupo de estudantes do segundo ano do Ensino Médio, combinam modalidades semióticas diferentes, assim como se apropriam de operações/estratégias mais comuns necessárias à produção hipertextual. Nosso trabalho está inserido no campo da Linguística Aplicada, orientado a partir de uma metodologia qualitativa de análise de dados, gerados primeiramente, depois uma intervenção em sala de aula e, posteriormente, o registro na plataforma wiki de um corpus de 28 versões, resultado da produção hipertextual. Como orientação teórica, utilizamos estudos sobre práticas de escrita colaborativa em contexto digital (GOMES, SOARES e LEITE, 2007; LIMA, 2009; PINHEIRO 2011); letramento digital (SIGNORINI 2012; MOITA LOPES, 2012), dentre outros. Com este estudo é possível afirmar que há resultados positivos acerca do trabalho colaborativo de (re)escrita de (hiper)textos utilizando a plataforma wiki.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v17i3.15316
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.