Reading multiple sources online

Carla Viana Coscarelli, Julie Coiro

Resumo


Nesse artigo, discutimos sobre os componentes da leitura online e como promover habilidades e estratégias que ela requer do leitor contemporâneo Defendemos que a leitura em ambientes digitais e a leitura do impresso não devem ser vistas como atividades polarizadas, ou antagônicas, mas como um conjunto de práticas complementares. A leitura na Internet, no entanto, complexifica algumas das habilidades requeridas na leitura do impresso, uma vez que o leitor precisa lidar com questões como a hipertextualidade e a multimodalidade, bem como navegar por múltiplas fontes de informação enquanto, executa múltiplas tarefas simultaneamente. Focalizamos aqui o trabalho com múltiplas fontes, discutindo o papel da navegação, localização, seleção e avaliação, entre outros processos requeridos dos leitores online produtivos. Acreditamos que essas informações sejam importantes para orientar o trabalho do professor que busca dar suporte aos alunos no desenvolvimento de habilidades essenciais para a leitura em ambientes digitais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v17i3.15313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons