Letramentos acadêmicos em um programa de iniciação à docência: modos de interação em práticas pedagógicas

Silvania Faccin Colaço, Adriana Fischer

Resumo


O objetivo deste artigo é caracterizar os modos de interação de uma estudante em práticas de letramento pedagógico em um programa de iniciação à docência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados procedem de diários reflexivos e de entrevistas concedidas pela estudante. A abordagem sociocultural dos letramentos e a perspectiva etnográfica são suportes teórico-metodológicos nesta pesquisa longitudinal (2010-2013). As análises de movimentos dialógicos da estudante, na interação com os outros e com conhecimentos científico-pedagógicos, dão indícios de um percurso significativo em que há reprodução de Discursos institucionalizados, bem como o uso mais crítico desses conhecimentos, especialmente quando o foco é o encaminhamento metodológico de ações docentes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15299

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons