Aula de língua e literacia académica – rupturas e interseções

José António Brandão Carvalho

Resumo


Assumindo o contexto escolar como um contexto específico de uso da linguagem e as práticas de linguagem implicadas nos processos de construção e expressão de conhecimento que se desenvolvem nesse contexto como o domínio da literacia académica, procura-se, neste texto, analisar o modo como, em Portugal, esse domínio tem sido trabalhado no âmbito de dois espaços curriculares diferentes, o da disciplina de Língua Portuguesa/Português e o das outras disciplinas escolares/áreas de conteúdo. A análise desenvolvida aponta para uma posição de afastamento e divergência entre esses dois espaços e para um predomínio de usos da linguagem que favorecem a mera reprodução de conhecimento e não potenciam a sua elaboração e transformação por parte dos alunos. Na parte final do texto projeta-se o desenvolvimento das literacias numa perspetiva integrada e abrangente, ao longo de todo o percurso escolar do aluno, pela conjugação de diferentes planos.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15298

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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