Linguística gerativa e “ensino” de concordância na Educação Básica: contribuições às aulas de gramática

Elisabete Luciana Morais Ferreira, Helena da Silva Guerra Vicente

Resumo


Este trabalho objetiva discutir processos de concordância em português, com ênfase na concordância verbal, e fornecer uma proposta para seu “ensino” no contexto da Educação Básica, sob um enfoque gerativista. Outro objetivo deste texto é promover uma reflexão sobre o “ensino” de gramática e educação linguística, considerando-se a importância de se lidar com a noção chomskyana de “competência”, entendida, aqui, como o conhecimento linguístico prévio do aluno. As conclusões do trabalho apontam para a relevância da prática de eliciação no exercício pedagógico. Essa técnica configura uma ferramenta importante de que dispõe o professor da Educação Básica, na medida em que revela o papel significativo da intuição linguística dos alunos acerca desse fenômeno gramatical.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15289

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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