O ensino do léxico na disciplina de português — língua materna, no Ensino Fundamental brasileiro
Resumo
Este artigo apresenta uma avaliação crítica do ensino do léxico como parte do conteúdo programático de língua portuguesa como língua materna. Contextualizando a questão, propostas oficiais de ensino do léxico são recuperadas e sintetizadas e o Programa do Livro Didático em 2011 e em 2013 é examinado para averiguar em que medida a avaliação das obras informa o professor sobre como o ensino do léxico é proposto nos livros didáticos aprovados. Contextualizada essa questão, descreve-se a abordagem funcionalista de ensino do léxico. A transposição didática dessa abordagem é exemplificada mediante exercícios e explicitação dos procedimentos metodológicos visando sua aplicação em sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a valorização e a divulgação de abordagens adequadas de ensino do léxico em aulas de português como língua materna.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15288
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.