O ensino do léxico na disciplina de português — língua materna, no Ensino Fundamental brasileiro

Márcia Sipavicius Seide, Ana Cristina Hintze

Resumo


Este artigo apresenta uma avaliação crítica do ensino do léxico como parte do conteúdo programático de língua portuguesa como língua materna. Contextualizando a questão, propostas oficiais de ensino do léxico são recuperadas e sintetizadas e o Programa do Livro Didático em 2011 e em 2013 é examinado para averiguar em que medida a avaliação das obras informa o professor sobre como o ensino do léxico é proposto nos livros didáticos aprovados. Contextualizada essa questão, descreve-se a abordagem funcionalista de ensino do léxico. A transposição didática dessa abordagem é exemplificada mediante exercícios e explicitação dos procedimentos metodológicos visando sua aplicação em sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a valorização e a divulgação de abordagens adequadas de ensino do léxico em aulas de português como língua materna.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15288

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons