Ensino da leitura a surdos: o conhecimento do objeto de ensino e suas implicações para a prática pedagógica

Cristiane Seimetz-Rodrigues, Ana Cláudia de Souza

Resumo


Assume-se, no presente trabalho, que a prática pedagógica para o ensino da leitura a surdos depende de conhecimento da natureza do objeto de ensino – o sistema de escrita – e de conhecimento teórico e metodológico no que concerne à concepção de leitura, ao seu ensino e à sua aprendizagem. O objetivo deste estudo é discutir a centralidade do objeto de ensino, de modo a que se possam sistematizar projetos instrucionais eficazes. Na reflexão teórica apresentada, arrolam-se fatores intervenientes no processo de aprendizagem e de ensino da leitura que não têm figurado entre as considerações das propostas de ensino de língua portuguesa a surdos.

Palavras-chave


Leitura; Surdez; Objeto de ensino; Prática pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15273

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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