Desenvolvimento Profissional Corresponsável: caminho para a construção de representações endógenas do trabalho docente

Vanessa Bianchi Gatto, Marcos Gustavo Richter, Marcia Cristina Corrêa

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma proposta de capacitação profissional inicial e continuada baseada na triangulação entre professores-pesquisadores da academia, graduandos da universidade e professores do mercado, de modo a estabelecer uma aliança laboral que permitirá, de acordo com os princípios teóricos e metodológicos a serem adotados, descontruir e reconstruir representações sobre o trabalho do professor, reformulando o ego profissional vigente. A partir da interface entre a Teoria Holística da Atividade (THA), de “Autor”, e o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), de Bronckart e Machado, buscaremos desenvolver uma metodologia de “escuta” centrada na audiência de uma aliança entre profissionais de Letras de mesmo enquadramento, os quais, através de determinados fluxos discursivos estabelecidos no diálogo com o pesquisador, deverão desenvolver, em corresponsabilidade triádica, representações resiliógenas de seu papel profissional – distantes da acrasia e imunes à exogenia discursiva – especialmente no que se refere aos fatores de atribuição nos níveis alético-epistêmico, deôntico e axiológico.


Palavras-chave


Trabalho Docente; Interacionismo Sociodiscursivo; Teoria Holística da Atividade

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15261

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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