Desenvolvimento Profissional Corresponsável: caminho para a construção de representações endógenas do trabalho docente
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma proposta de capacitação profissional inicial e continuada baseada na triangulação entre professores-pesquisadores da academia, graduandos da universidade e professores do mercado, de modo a estabelecer uma aliança laboral que permitirá, de acordo com os princípios teóricos e metodológicos a serem adotados, descontruir e reconstruir representações sobre o trabalho do professor, reformulando o ego profissional vigente. A partir da interface entre a Teoria Holística da Atividade (THA), de “Autor”, e o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), de Bronckart e Machado, buscaremos desenvolver uma metodologia de “escuta” centrada na audiência de uma aliança entre profissionais de Letras de mesmo enquadramento, os quais, através de determinados fluxos discursivos estabelecidos no diálogo com o pesquisador, deverão desenvolver, em corresponsabilidade triádica, representações resiliógenas de seu papel profissional – distantes da acrasia e imunes à exogenia discursiva – especialmente no que se refere aos fatores de atribuição nos níveis alético-epistêmico, deôntico e axiológico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15261
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.