Tecnologias digitais no ensino superior: implementação e avaliação de um curso on-line de formação docente

Cíntia Regina Lacerda Rabello, Kátia Cristina do Amaral Tavares

Resumo


Este trabalho investiga, através da análise de dados de linguagem, a contribuição de um curso on-line de formação continuada de professores com vistas à integração das tecnologias digitais no ensino superior. O estudo de caso de base etnográfica descreve e avalia o curso sob a perspectiva dos participantes a partir da análise dos dados gerados por meio de questionário, diário de campo e da própria participação e interação no ambiente on-line. O artigo identifica as contribuições da metodologia e desenho do curso para o letramento digital dos professores e a formação continuada em relação à integração das tecnologias digitais à prática docente na universidade. Por fim, a pesquisa aponta critérios e recomendações a serem considerados na criação e implementação de cursos com objetivos semelhantes.

Palavras-chave


ensino; formação de professores; tecnologias digitais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15244

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons