O saber linguístico: um olhar sobre a formação docente no curso de pedagogia da UFSM
Resumo
Neste artigo realizamos uma análise inicial sobre a presença dos Estudos Linguísticos no conjunto de disciplinas do Curso de Pedagogia da UFSM. A abordagem teórica traça um breve histórico do surgimento da Linguística como campo do saber que tem por objeto a língua, do seu lugar nas Ciências da Linguagem, bem como situa sua institucionalização e disciplinarização. Para tanto, analisamos as ementas das disciplinas que tratam sobre língua e linguagem, lançando um olhar sobre os programas e bibliografias destas. Deste modo, buscamos ainda compreender quais conteúdos relativos aos estudos linguísticos estão presentes no Curso e suas finalidades na formação de um professor-alfabetizador. Os resultados nos mostram que há uma preocupante ausência da Linguística e também uma imprecisão sobre qual conceito de língua norteia a formação do Pedagogo, tendo em vista que ele necessita desses conhecimentos linguísticos para trabalhar com a aquisição da língua e da linguagem no processo de alfabetização.
Palavras-chave
Estudos Linguísticos; Curso de Pedagogia da UFSM; disciplinas; língua e linguagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15242
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.