O Cinema como Dispositivo de Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e da Cultura Surda

Mayara Bataglin Raugust, Karina Ávila Pereira

Resumo


O presente artigo está inserido no campo das discussões contemporâneas sobre o Ensino da Língua Brasileira de sinais a Libras como segunda língua para ouvintes. O texto apresenta um Projeto de Ensino intitulado CINELIBRAS, o qual foi desenvolvido entre acadêmicos das mais diversas licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas. O Objetivo principal foi desenvolver, aprofundar e incentivar através do cinema temas referentes às línguas de sinais e à cultura surda nos acadêmicos que serão futuros professores. Dessa forma, foram feitas sessões de cinema, quinzenais com a exposição de filmes com temática relacionada às línguas de sinais e cultura surda e, após a exposição do mesmo houve um determinado tempo para discussões e para que os alunos se manifestassem em relação ao que tinham assistido, oportunizando-se um momento de troca de experiências. A avaliação do projeto foi feita a partir de narrativas que os acadêmicos eram solicitados a escrever após essas discussões. Nessas narrativas percebeu-se o quanto a temática da cultura surda e da Libras ainda são desconhecidas por parte dos acadêmicos. Um dado importante foi constatar que após a exibição dos filmes e do momento da discussão os alunos tiveram a oportunidade de rever conceitos já engessados sobre os sujeitos surdos, usuários da Libras e essa reflexão possibilitou mudanças conceituais para esses futuros professores.


Palavras-chave


Ensino de Libras; Metodologias de Ensino; Cinema

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15241

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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