A identidade de cotistas e não cotistas em comentários online: valoração e dialogismo

Nívea Rohling, Ester Machna de Mendonça

Resumo


O presente estudo teve por objetivo investigar as valorações sobre a identidade de cotistas e não cotistas, materializadas em enunciados do gênero comentários online. Para isso, foram analisados comentários em respostas a uma publicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em sua página oficial do Facebook, inserida no contexto de divulgação dos resultados da primeira fase do vestibular da UFPR de 2015. A discussão sobre identidade está ancorada em Hall (2006), Silva (2014) e Woodward (2014), estudiosos dos Estudos Culturais. Além disso, a compreensão do comentário online como gênero está baseado nas teorizações do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011 [1952]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2010 [1929]; VOLOCHÍNOV, 2013[1930]) e em Alves Filho e Santos (2013). A análise dos comentários explicitou uma série de construções valorativas no tocante à posição identitária de sujeitos cotistas e não cotistas: valorações que desqualificam os cotistas, valorizam os não cotistas e separam (e hierarquizam) esses grupos sempre por meio de oposições binárias.

 


Palavras-chave


Palavras chave: Ações afirmativas. Identidade. Comentário online. Valoração.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15238

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons