Projetos de trabalho na Universidade: os alunos como colaboradores no desenvolvimento dos letramentos acadêmicos
Resumo
Uma das dificuldades que os alunos encontram quando ingressam no ensino superior envolve escrita e discurso acadêmico. Neste trabalho, é analisada uma prática pedagógica que toma os projetos de trabalho como fio condutor do planejamento para o ensino da leitura e da escrita na universidade. Trata-se de um recorte da pesquisa-ação que originou a tese de doutorado intitulada Letramentos acadêmicos: projetos de trabalho na universidade, defendida no primeiro semestre de 2016, na UFRGS. Objetiva-se, neste trabalho, analisar se a pedagogia de projetos possibilita tratar os alunos como colaboradores no desenvolvimento dos letramentos acadêmicos. A geração de dados foi realizada com uma turma de alunos matriculados na disciplina de Leitura e Produção de Texto I, do Centro Universitário UNIVATES, durante o semestre B/2013. Neste estudo, serão analisados excertos de diários de campo e de entrevistas que narram as interações entre os participantes dos projetos enquanto liam e produziam textos, a fim de construírem conhecimento acadêmico sobre o tema do projeto. Enquanto dados conclusivos, evidencia-se a importância dos projetos, como possibilidade de os estudantes se engajarem nas práticas de letramento acadêmico valendo-se especialmente do diálogo, do fazer juntos, do negociar as decisões, impondo novos modos de fazer e de dizer na universidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15237
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.