Sujeito, Linguagem E Discurso: Análise Discursiva Do Livro Didático De Língua Portuguesa
Resumo
Neste trabalho se objetiva apresentar resultados do projeto de pesquisa intitulado “Análise discursiva de livros didáticos de Língua Portuguesa”, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia – UNEB –, tomando-se por recorte atividades de linguagem e gramática propostas em um livro didático de Língua Portuguesa do Nível Fundamental II, distribuído na rede pública de ensino. A pesquisa se justifica pela necessidade de serem avaliados certos princípios norteadores do trabalho de texto e gramática que vem se realizando na Educação Básica. Já que o livro didático se constitui enquanto um material de apoio didático-pedagógico para as aulas de Língua Portuguesa, emerge a necessidade de ser periodicamente analisado, de modo a permitir que o professor da Educação Básica tenha um suporte eficaz para o desenvolvimento de atividades nas quais o texto, o discurso e a gramática sejam abordados de forma integrada. Essa integração visa possibilitar que as atividades de linguagem tornem-se significativas ao estudante, na medida em que se abre espaço para a reflexão de questões textuais e normativas, relacionando-as ao discurso. Nesse sentido, procura-se evidenciar as potencialidades dos procedimentos didáticos que o material em tela apresenta, e também as insuficiências, como forma de propor adequações para o estabelecimento da postura reflexiva relacionada aos aspectos textuais e discursivos. Por base teórica para a efetivação da pesquisa, institui-se a análise do discurso de linha francesa (doravante AD), fundamentada pelo filósofo Michel Pêcheux. Diante dessa perspectiva, são mobilizados os conceitos de memória discursiva, sujeito do discurso (ou forma-sujeito), condições de produção, além da concepção de não transparência da linguagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15236
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.