Estratégias de comunicação e tarefas orais no ensino e aprendizagem em LI
Resumo
Este estudo investigou o uso das estratégias de comunicação utilizadas por aprendizes ao desempenharem três tarefas orais em língua inglesa. O experimento foi conduzido com uma amostra de 27 aprendizes de inglês como L2/LE de uma universidade federal no Distrito Federal, Brasil. A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário, uma tarefa de diálogo, uma tarefa de descrição e uma tarefa de narração, sendo todas elas seguidas de uma retrospecção. Os resultados mostraram que os participantes de ambas as turmas utilizaram estratégias de todos os tipos adotados nesta pesquisa e que eles utilizaram mais estratégias na tarefa de diálogo. Além disso, os resultados revelaram também que existiu correlação estatisticamente significativa entre o uso das estratégias de pausa, repetição e entre todas as estratégias nas tarefas de diálogo e narração e, entre as tarefas de descrição e narração.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15222
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.