Leitura e Enunciação: notas sobre a construção de sentidos
Resumo
As possíveis associações entre os estudos de natureza enunciativa e as manifestações discursivas do campo literário representam um produtiva estratégia para o resgate de sentidos projetados pelo texto, e a sistematização de dispositivos e instrumentos que se voltem a essa prática surge como necessidade. A partir do cenário apresentado, este estudo propõe como objetivo reconhecer como os conceitos de “cena de leitura” e “cena de enunciação” podem contribuir para a construção de sentidos. Baseando-se especificamente nas contribuições de Maingueneau (1996, 2008, 2010) acerca da leitura como co-enunciação e da cena enunciativa, esta análise apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica na análise de corpus representado por um conto de Vivina de Assis Viana e aponta para a decisiva colaboração que a co-enunciação e a interação de sujeitos exercem quando a temática em foco é uma leitura que privilegia a ampla recuperação de sentidos.
Palavras-chave
Co-enunciação; Cena de leitura; Cena enunciativa; Leitura.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15219
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.