Ensino de leitura e Sistema de Escrita
Resumo
Este artigo fundamenta-se em Aaron e Joshi (1989), Grabe (2009), Girolami-Boulinier e Pinto (1994) e Pinto (1997, 1998) que averiguaram a inter-relação entre ensino-aprendizado de leitura e sistema de escrita do aprendiz. Em visto disso, o objetivo aqui pretendido é o de propor a abordagem da leitura e das suas dificuldades, no contexto escolar brasileiro, a partir de dois focos: o da natureza do sistema ortográfico e o da prevenção e detecção precoce de dificuldades de aprendizagem. Para tanto, retomam-se as duas principais fontes de estudos da leitura: a biológica (ciências naturais) e a das ciências humanas e sociais (FIJALKOW, 2014), de modo a possibilitar a construção de uma base analítica que subsidie os professores do Ensino Fundamental, quanto aos vínculos entre fala, leitura, fonologia e ortografia, em português brasileiro (PB).
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15214
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.