Contribuições dos estudos multimodais para as pesquisas em aquisição da linguagem

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

Resumo


Este artigo tem por intuito apresentar um panorama dos estudos acerca da multimodalidade na linguística, com ênfase no período da aquisição da linguagem, tomando por base os trabalhos clássicos de Kendon (1988; 2009) e McNeill (1985; 1992; 2000). Nos situamos em oposição a uma concepção de primitivismos gestual e de uma proposta de continuidade estrutural entre o gesto e a fala e defendemos a inserção da criança na língua a partir de um arcabouço prosódico-gestual (FONTE; CAVALCANTE, 2016; CAVALCANTE, 2015; CAVALCANTE et al, 2016). Ilustramos a proposta com dados quantitativos e qualitativos de de uma díade mãe-bebê, ao longo de 18 meses de vida.


Palavras-chave


Multimodalidade; aquisição da linguagem; gesto; prosódia

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15199

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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