Arquiteturas discursivas na moldura do espaço: sobre o corpoarte no onde do bronze e do aço

Maria Thereza Veloso

Resumo


Sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso de filiação francesa, este trabalho tem por foco interpretar o corpo como uma materialidade discursiva artisticamente modelada e mecanicamente posta em movimento. Formou-se o arquivo com imagens de esculturas a céu aberto. Na perspectiva de uma estética que alude à questão da arte do pós-humano, são a Estátua do Amor, também conhecida como Homem e Mulher, assinada pela escultora georgiana Tamara Kvsitadze a partir de uma obra literária, e A sobrevivência do mais gordo, no Brasil também conhecida por O peso da justiça, do dinamarquês Jens Galschiot. A primeira constitui-se por duas esculturas em aço, que formam um conjunto único ao se abraçarem diariamente, em Batumi, Geórgia. A segunda, em Odensa, na Dinamarca, constitui-se de um bloco único, em bronze, representando a visão do sujeito artista escultor sobre a Justiça e sua relação com as parcelas mais vulneráveis da sociedade capitalista.

Palavras-chave


Discurso; Arte; Pós-humano.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15175

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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