O processo de construção identitária na escola
Resumo
Este artigo tematiza os dizeres de alunos[1] sobre como se percebem acerca da sua identidade enquanto sujeitos e também sobre o que aprenderam da cultura afro na escola. Sendo este um dos lugares de produção/reprodução de saberes específicos sobre o que se entende por negro/afrodescendente, compartilho, na perspectiva teórica da Análise de Discurso Pecheuxtiana, recortes de cenas do cotidiano escolar, espaço fértil que nos oportuniza pensar para além dos seus muros, enquanto possibilidade de ultrapassá-los quando da necessidade de dizer, bradar, clamar, vozear, através da análise de discursos e seus dilacerantes efeitos de sentido.
[1] Faço aqui referência à pesquisa realizada pela Professora Stela F. Ieck, na Especialização em Linguagem, Cultura e Educação/2010, a qual contribuiu, sobremaneira, concedendo parte do seu corpus de pesquisa para a reflexão aqui encaminhada. Portanto, neste artigo, serão utilizadas as sequências discursivas dos alunos com quem a referida Professora conviveu durante a realização da sua pesquisa.
Palavras-chave
Discurso; Escola; Cultura; Identidade; Sentido.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15171
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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