O gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino

Sueli Correia Lemes Valezi, Lília Santos Abreu-Tardelli, Elvira Lopes Nascimento

Resumo


Este artigo objetiva apresentar um modelo didático do relatório técnico-científico a fim de auxiliar professores a instrumentalizar suas ações didáticas em cursos técnicos ou superiores. Para isso, parte de uma síntese dos estudos desenvolvidos sobre esse gênero de modo geral, tendo sido encontrados principalmente pesquisas sobre relatório de estágio e relatório técnico-científico. Faz também um levantamento bibliográfico em documentos prescritivos e elenca as características contextuais e linguístico-enunciativas principais do gênero em foco.  A descrição do gênero selecionado baseia-se nas análises feitas por Autor 1 (2014) para construir as características das condições de produção, da infraestrutura textual, dos mecanismos de textualização e enunciativos, conforme o quadro de análise textual proposto por Bronckart (1999). Essa caracterização do gênero ofereceu subsídios para a construção do modelo didático desse instrumento semiótico apresentado neste artigo e, consequentemente, pode auxiliar para a elaboração de sequências didáticas (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) para seu ensino.

 


Palavras-chave


relatório técnico-científico; modelo didático; gênero textual e ensino.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15156

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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