Guia de sobrevivência: desenvolvendo estratégias comunicativas e socioculturais em aulas de PLA
Resumo
O presente artigo visa discutir a relevância do desenvolvimento de estratégias comunicativas e socioculturais no ensino e aprendizagem de Português Língua Adicional (doravante PLA) em contexto de imersão. As atividades sugeridas procuram trabalhar língua e cultura de forma integrada, focando especialmente nas necessidades comunicativas de aprendizes multilíngues. Metodologicamente este trabalho baseia-se nos estudos relacionados às estratégias comunicativas, o conceito de autonomia na aprendizagem, além da abordagem intercultural no ensino de línguas. Neste sentido, busca-se descrever as experiências e práticas didáticas no intuito de auxiliar professores no desenvolvimento de atividades e tarefas dinâmicas, onde seja possível ter em conta a necessidade de alunos de diferentes línguas e contextos sociais. Os resultados sugerem que atividades que incentivam o uso de habilidades e estratégias comunicativas requerem dos aprendizes autonomia e responsabilidade em seu processo de aprendizagem, auxiliando, portanto, a superação de desafios na aprendizagem de PLA, além da adaptação cultural.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15154
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.