A abordagem das atividades de leitura em língua espanhola nos semestres iniciais

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, Ana Célia Clementino Moura, Valdecy de Oliveira Pontes

Resumo


A leitura é um dos aspectos do ensino da língua espanhola que vem sendo privilegiada em sala de aula nos últimos anos. É, portanto, inquestionável o valor que alberga a leitura para que os indivíduos possam se desenvolver nas suas práticas sociais e na interação em língua estrangeira, sobretudo, com o crescente estudo sobre o letramento. O presente artigo tem como objetivo analisar considerando o arcabouço teórico de GRIGOLLETO (1999), do MCER (2002) e de SÁNCHEZ MIGUEL; GARCÍA PÉREZ; ROSALES PARDO (2012) como as atividades de leitura costumam ser trabalhadas nos semestres iniciais, tendo em vista que o espanhol e o português são línguas emparentadas. Analisou-se o livro Nuevo Avance, utilizado na extensão de nossa universidade. Verificou-se que a maioria das atividades neste nível explora somente a compreensão superficial, negligenciando atividades de leitura que contemplem os níveis profundo e crítico. 


Palavras-chave


Leitura; Livro didático; Espanhol como Língua Estrangeira.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15148

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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