#LulaMinistro, ciberativismo e públicos em rede: a hashtag que representou narrativas anti e pró-impeachment em 2016
Resumo
Neste trabalho buscamos investigar de que forma diferentes opiniões políticas marcam sua fala mediante a utilização da hashtag #Lulaministro em março de 2016, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é empossado Ministro-Chefe da Casa Civil pela então presidente Dilma Rousseff. Para isso, usamos a Análise de Redes Sociais (ARS) para a coleta de dados, aliando ao estudo a análise de contingência, focando no conteúdo apresentado nas redes sociais por meio da assinatura coletiva objeto desta pesquisa. Com a observação de públicos em rede, percebemos as especificidades da comunicação mediada pelo computador, onde sujeitos se empoderam de redes sociais online para amplificar sua voz, deixando visíveis valores e ideias que, apesar de estarem diretamente conectadas a outros indivíduos na rede, se diferem e utilizam elementos contextuais em sua distinção dos demais. Assim, discutimos as narrativas divergentes compostas tanto por discursos pró e anti-impeachment, mas ligadas pela mesma assinatura.
Palavras-chave
ciberativismo, Análise de Redes Sociais, públicos em rede, impeachment.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15144
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.