Caracterizando o bom aprendiz em língua materna

Renilson José Menegassi

Resumo


Conhecer as características de um bom aprendiz em língua materna possibilita ao professor ampliar seus conhecimentos sobre o processo ensino-aprendizagem, alterar suas práticas teórica e pedagógica e auxiliar outros aprendizes. Para responder à questão “Quais as características de um bom aprendiz em língua materna?”, foi conduzida, em 1995, pesquisa no curso de Letras da UEM-PR, utilizando-se um de seus acadêmicos como sujeito de investigação. Os objetivos eram descobrir as características do bom aprendiz e refletir sobre suas implicações no ensino e aprendizagem de língua materna. O trabalho teve por suporte teórico a literatura pertinente à Lingüística Aplicada. Os resultados demonstraram a existência de quinze características, além das oito propostas pela literatura.

Palavras-chave


aprendiz, características, ensino, língua materna

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v1i1.15108

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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