v. 3 (2014)

A pluralidade dos debates nas Ciências Sociais

É com grata satisfação que apresentamos a publicação do 3º volume da Revista discente Perspectivas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. Durante o ano de 2013 trabalhamos em prol da qualidade da revista e isso resultou em sete publicações, sendo seis delas de fora do Estado, mostrando com isso, a heterogeneidade que alcançamos nesse número, bem como a particularidade de cada texto.

Dessa forma, apresentaremos um breve resumo dos sete trabalhos publicados na Revista Perspectivas Sociais, para o 1º semestre de 2014.

O artigo “Os movimentos LGBT e feminista no Brasil: Da mordaça autoritária à publicidade na esfera transnacional” de autoria de Luis Gustavo Teixeira da Silva e Camila Goulart Campos, tem como foco principal analisar os resultados decorrentes dos processos de transformação e articulação dos movimentos feministas e LGBT na década de 1990. Discussões sobre associativismo, ciberespaço, reabertura democrática, entre outros, são elementos que constituem a cadeia textual do presente trabalho.

“Entre a pesquisa e o ensino na Universidade”, escrito por Antônio Paulinode Souza, é um esforço para mostrar a relação entre a pesquisa e o ensino no ambiente acadêmico. O autor utiliza o conceito de memória para analisar tal relação. Questões como o relacionamento entre sistema de ensino e sistema social também são centrais na abordagem de seu trabalho, a partir da lógica dialética e de uma sociologia reflexiva.

O artigo “A pseudo-consciência na globalização: as duas faces da moeda”, produzido por Léa Dolores Gomes Leite, de forma geral, destaca alguns dos principais efeitos da globalização nas relações humanas. O conceito de pseudo-consciência é central para a compreensão da relação entre acumulação de capital e indivíduos no mundo contemporâneo globalizado.

Natália Ilka Morais Nascimento apresenta o artigo “Exclusão Social versus Oportunidades: a estratégia discursiva das Políticas Públicas de Juventude no Brasil”. O texto traz questões de uma pesquisa etnográfica, realizada pela autora entre os anos de 2007 e 2012. Em linhas gerais, a autora destaca os elementos que subjazem aos discursos que formam as políticas públicas para juventude.

O artigo intitulado “Ação comunicativa e cooperativa agrícola: a produção orgânica na Ecovale e Sul Ecológica”,de Nilson Binda, tem como principal objetivo analisar, sociologicamente, as ações comunicativas de duas cooperativas ecológicas, quais sejam: a Ecovale e a Sul Ecológica. Seu trabalho opta por uma abordagem que aponta para as práticas de agricultores, diretores e profissionais que atuam nessas cooperativas. Neste texto, autor levanta questões como a inclusão social rural, bem como a produção de alimento de forma sustentável e a proteção ao meio ambiente, frutos do agir comunicativo.

A protela na concessão de aposentadoria pelo INSS face ao tempo de contribuição misto (rural e urbano)”, produzido por Vanberto José Rossi e João Paulo Pedrolongo, faz uma análise da não concessão de aposentadoria por tempo de contribuição misto, no que tange tanto o âmbito rural quanto o urbano. A principal hipótese levantada pelos autores é que o INSS, como representante do Estado, age contra o texto da carta magna, pois protela e até mesmo inviabiliza a obtenção desse beneficio. 

Por fim, o artigo “A re-construção do imaginário como luta política: o projeto ‘viagem pela África’”, de autoria de Elisângela de Jesus Santos, faz uma reflexão sobre as expressões culturais de grupos sociais não hegemônicos e embasa-se na produção composta pelos projetos do CATAVENTO. Neste sentido, trata mais especificamente do projeto “Viagem pela África” que objetiva valorizar a história e os modos de ser e de viver dos povos negros e de origem africana.

Os textos aqui apresentados pretendem servir à comunidade científica como instrumento de informação e divulgação dos inúmeros trabalhos produzidos no âmbito da Sociologia, os quais se apresentam como elemento motivador para a divulgação do conhecimento. Logo, esta Revista pretende ser um veículo para o ininterrupto aperfeiçoamento dos debates sobre esta importante área do saber.

Avaliadores

Alvaro de Borba Barreto – UFPel

Angelo Martins Jr – London University

Anne Marie Therese Georgette Emilia Wautier – UFPel

Aurenéa Maria de Oliveira – UFPB

Francisco Luiz Pereira Neto – UFPel

Guilherme Camargo Massaú - UFPel

Rochele Fellini Fachinetto – UFPel

Ronaldo Cardoso Alves – UNESP

Tatiana Walter – FURG

Willian Héctor Goméz Soto – UFPEL

 

Expediente

Bruno Egues Moraes

Gabriel Bandeira Coelho

Marciele Agosta de Vasconcellos 

Mari Cristina de Freitas Fagundes 

Rafaella Egues da Rosa 

Sérgio de Souza Silveira

Sumário

Artigos

Léa Dolores Gomes Leite
PDF
Antonio Paulino de Sousa
PDF
Vanberto José Rossi, João Paulo Pedrolongo
PDF
Natália Ilka Morais Nascimento
PDF
Nilson Binda
PDF
Luis Gustavo Teixeira da Silva, Camila Goulart Campos
PDF
Elisângela de Jesus Santos
PDF