Da (re)construção do Imaginário à Percepção do Patrimônio: Viagem à África ou a Subversão da Invisibilidade por meio da Problematização dos Conceitos de Cultura, Política e Memória

Elisângela de Jesus Santos

Resumo


O presente artigo reflete sobre o universo das expressões culturais de grupos não hegemônicos na contemporaneidade. É parte das leituras, questões, reflexões e projetos do CATAVENTO: Redes e Territórios de Culturas e Identidades, grupo de estudos e pesquisas para as culturas populares associado ao Centro das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN) e ao Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD). Fundado em finais de 2008, o grupo objetiva atentar para expressões culturais populares estudadas por seus membros, procurando entender tais modalidades a partir de suas especificidades e em meio aos diálogos, trânsitos e intersecções possíveis entre diferentes expressões artísticas e culturais contemporâneas. Além disso, o texto quer pensar alternativas possíveis nas artes e festividades negras para aplicação da Lei 10.639/2003.


Palavras-chave


arte e cultura negra, viagem imaginária, lei 10.639/2003, epistemologia

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