Promovendo melhor adesão às atividades educativas no pré-natal: relato de experiência /Promoting better adherence to education activities in prenatal care: experience report

Daniela Aline Machado, Rayhany Kelly de Sousa, Daiane dos Santos, Maria Denise Mesadri Giorgi

Resumo


Objetivo: relatar a experiência de uma intervenção realizada em uma Unidade Básica de Saúde frente a baixa adesão a um grupo de educação em saúde com gestantes. Método: relato de experiência ocorrido durante um estágio curricular da graduação em enfermagem, utilizando o Diagrama da Árvore para identificar os problemas da unidade básica de saúde. A experiência procedeu entre agosto e novembro de 2019. Resultados: identificou-se que havia falta de conhecimento sobre a existência do grupo e a falta de interesse de algumas gestantes em participar. Com a intervenção, obteve-se resultado positivo frente a adesão das gestantes às atividades, principalmente perante as estratégias utilizadas na educação em Saúde sobre cuidados com o recém-nascido, na elaboração de estúdio fotográfico e na ecografia ecológica. Conclusões: é necessário haver na Estratégia de Saúde da Família uma busca ativa eficiente, fortalecendo o vínculo entre equipe/usuário, principalmente durante o período gravídico.


Palavras-chave


Atenção primária à saúde; Estratégia saúde da família; Educação em saúde; Cuidado pré-natal; Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v11i4.19311



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