NUANCES DA DISCRIMINAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ
Resumo
O presente artigo trata do relato de uma pesquisa sobre discriminação no cotidiano de um Colégio Estadual da Cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. Como base teórica central, são utilizadas as teorias de Erving Goffman sobre estigmas e interações sociais, as quais possibilitam entender como a discriminação é criada, perpetuada e consolidada. A metodologia com que se trabalha é de cunho qualitativo, utilizando-se como instrumento para coleta de dados a análise documental. Os dados foram coletados em março de 2014. Com base no período de janeiro de 2012 a março de 2014, é possível dizer que o processo de estigmatização e discriminação que ocorre nas escolas entre os jovens reflete a sociedade na qual estão inseridos, considerando-se que a escola é uma instituição social presente em uma determinada comunidade, em um contexto social e histórico. Contudo, essas práticas entre os jovens guardam nuances de maior impacto em razão de que estes ainda não têm a experiência de vida necessária para desenvolver comportamentos sociais que lhes possibilitem conviver com a diferença, sem apontá-la e sem insurgirem-se, às vezes, com violência.