RETALHOS IMAGINATIVOS: A DIMENSÃO ESTÉTICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS AUTOBIOGRÁFICOS

Margaréte May Berkenbrock-Rosito

Resumo


Neste artigo, focaliza–se a dimensão estética nos processos formativos autobiográficos, um processo metodológico e epistemológico que se materializa na elaboração da Colcha de Retalhos. Tem como objetivo contribuir para a compreensão do campo de investigação do Imaginário Educacional (ARAÚJO E ARAÚJO, 2009). O referencial teórico adotado parte da obra de Adorno, voltada para a compreensão dos parâmetros da estética da indústria cultural e da massificação da cultura, e da obra de Freire, no que se refere à crítica à Educação Bancária e à busca da superação, por meio da curiosidade estética e epistemológica, caminho de conscientização propiciado pela educação estética. Aproxima-se de Schiller no que concerne à estética, dimensão do sensível e da razão nos processos formativos autobiográficos. Esses autores convergem na concepção de processo educativo em que o sujeito vai construindo seus valores estéticos à medida que desenvolve a autonomia e a emancipação, resultantes da capacidade de reflexão, imaginação, escolha e crítica, o que envolve a ética e a moral, presentes em todo o processo de formação do sujeito-histórico.

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