Psicopedagogia: uma análise sobre a singularidade linguística e cultural dos surdos
Resumo
O Presente artigo tem por objetivo a análise de um estudo de caso de um aluno surdo, através de sessões psicopedagógicas tendo como referência os Estudos Surdos, campo teórico que pensa a educação de surdos a partir de contribuições dos Estudos Culturais em Educação. O trabalho psicopedagógico foi desenvolvido durante um estágio obrigatório da disciplina de Psicopedagogia Clínica e teve como objetivo a prática psicopedagógica, utilizando-se de ferramentas e testes avaliativos, procurando identificar e amenizar as dificuldades de aprendizagem de um aluno específico. Hora do jogo, par educativo e desenho da família foram alguns dos testes aplicados, e muitos destes demonstraram uma lacuna imensa no conhecimento deste aluno. O grande objeto desta investigação é tentar analisar o meio linguístico em que este aluno se desenvolveu, o qual pode ou não ter influenciado no atraso cognitivo do mesmo, procurando problematizar algumas relações que se estabelecem entre surdez-dificuldades de aprendizagem.