Os desafios da prática na formação inicial docente: experiência da Educação Física da UNESP de Rio Claro
Resumo
Este artigo aborda as políticas educativas atuais para a formação docente. Em particular,
recupera o conjunto de políticas e debates no campo educacional e suas incidências sobre os programas de formação docente e sobre os estágios em meio escolar. A experiência de Rio Claro, na forma de uma pesquisa, assim como o resultado de estudos e documentos produzidos por pesquisadores desta instituição são apresentados de forma integrada, focalizando a formação e o papel dos estágios supervisionados, dos professores supervisores, professores -colaboradores e das escolas que acolhem os estagiários. Enfim, os limites e possibilidades dos dispositivos de enquadramento de estagiários e parcerias postos em prática por esta instituição são analisados e colocados em perspectiva à luz da literatura sobre es te tema.
recupera o conjunto de políticas e debates no campo educacional e suas incidências sobre os programas de formação docente e sobre os estágios em meio escolar. A experiência de Rio Claro, na forma de uma pesquisa, assim como o resultado de estudos e documentos produzidos por pesquisadores desta instituição são apresentados de forma integrada, focalizando a formação e o papel dos estágios supervisionados, dos professores supervisores, professores -colaboradores e das escolas que acolhem os estagiários. Enfim, os limites e possibilidades dos dispositivos de enquadramento de estagiários e parcerias postos em prática por esta instituição são analisados e colocados em perspectiva à luz da literatura sobre es te tema.