AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ABORDAGENS TEÓRICAS E DESAFIOS PARA AS PRÁTICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS

Ana Margarida da Veiga Simão, Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar um quadro compreensivo dos processos envolvidos na autorregulação, bem como das suas funções exercidas na trajetória de ações que vão desde a formulação de uma meta pessoal até à sua obtenção. A identificação das fases cíclicas da autorregulação – desde a formulação da intenção até à autoavaliação dos comportamentos e seus resultados – acentua a dimensão temporal, o papel do contexto ambiental e social em que o indivíduo está inserido, bem como a complexidade dos processos pessoais envolvidos na mudança e sua manutenção a longo prazo. Pretendese refletir no construto da autorregulação da aprendizagem e a complexidade da sua avaliação, buscando compreender abordagens teóricas e prespetivando desafios para as práticas em contextos educativos.

Texto completo:

PDF