A ODISSEIA DE UMA ALFABETIZADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Caroline Braga Michel, Juliane de Oliveira Alves Silveira

Resumo


Este artigo trata da prática de uma professora alfabetizadora, durante o ensino remoto, em uma turma de 1º ano. Diante do contexto nacional de grande exclusão, a professora manteve seus alunos presentes, participativos e praticamente alfabetizados ao final do ano, o que se configurou como uma odisseia. Analisou-se duas entrevistas, dez planejamentos semanais, fotografias e vídeos disponibilizados pela professora. O trabalho pedagógico foi realizado a partir da avaliação diagnóstica do nível de escrita das crianças e do planejamento voltado à apropriação do sistema de escrita alfabética, o qual teve como fio condutor a leitura de histórias literárias e jogos de alfabetização.

 


Palavras-chave


alfabetização;ensino remoto; planejamento, avaliação diagnóstica

Texto completo:

PDF