Grupos de Pesquisa da área de Educação no Brasil: revisão de literatura

Jefferson Mainardes

Resumo


Este artigo apresenta uma análise de 55 trabalhos sobre Grupos de Pesquisa da área de Educação no Brasil. A partir dos trabalhos revisados, são apresentadas três principais implicações para a construção de uma agenda de pesquisa sobre Grupos de Pesquisa: a) a necessidade de ampliação dos fundamentos ético-ontoepistemológicos para a pesquisa sobre Grupos de Pesquisa; b) a ampliação da interlocução com a literatura nacional e internacional; e c) a expansão do foco nas pesquisas sobre Grupos de Pesquisa. Argumenta-se que os Grupos de Pesquisa estão fortemente incorporados na cultura de pesquisa, principalmente na Pós-Graduação e que, no Brasil e na América Latina, os Grupos de Pesquisa necessitam de maior valorização e reconhecimento no âmbito das instituições e dos órgãos de fomento.


Palavras-chave


Grupos de Pesquisa. Pesquisa em Educação. Perspectiva ético-ontoepistemológica

Texto completo:

PDF